Novembro Azul. O mês de conscientização do Câncer de Próstata!

Já ouviu falar no Novembro Azul? Pois é, o mês de prevenção ao Câncer de Próstata chegou e te conto como saber o diagnóstico, assim como se precaver dessa doença silenciosa que tanto mata os homens.

O tão falado Mês Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para a conscientização da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. Com a prevenção é possível diagnosticar essa doença grave precocemente.


O novembro azul massifica essa campanha com o intuito de atingir vários homens e reforçar a importância do exame. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.


O que é a próstata?


Glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.


O que é câncer de próstata?


Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma.


Sintomas


O ideal é estar com os exames em dias e se prevenir desde jovem, não esperar chegar a “idade ideal”. A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Um diagnostico precoce pode ter sua detecção através de exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.


Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem.


E aí? Importante se cuidar sempre. QualqueR homem está apto a tal Câncer e uma dica que dou é sempre se cuidar, independente da idade, pois há males que se desenvolvem com o passar do tempo. Deixe seu preconceito de lado, procure um médico e se cuide. Combinado?


Texto por Isabele Cavalcanti