Homens de saia. Tendência, tabu ou cultura?

A cultura de determinados hábitos faz com que sejamos reféns de certos costumes que ás vezes não tem nada haver com o nosso. Um exemplo disso é o fato de sempre dizermos que azul é uma cor masculina e rosa, feminina. Daí vem a questão dos padrões sociais que estabeleceram a saia, por exemplo, como um acessório típico feminino. Mas se um homem a usar no dia dia, será errado?



Por muitas vezes, deixamos elevar o preconceito ou padrões a cabeça e nos auto embrulhamos num saco bolha, afim de não expormos o jeito que somos ou como pensamos, evitando "represálias".


Muito se vem falando no mundo fashion sobre o uso de peças femininas no guarda-roupas masculino e virse-versa, assim como a moda agênero e a quebra de tabus e padrões na moda. O que já veio sendo usado na história de certas culturas, hoje se torna tendência. A ideia do tão criticado kilt, por exemplo, sofreu adaptações por designers globais e veio parar em alguns casos como principal peça de styling dos fashionistas, para 2019/2020. Mas bem antes que isso, já se via muitos homens usando saias em épocas como a da Roma Antiga.


A moda evoluiu, e o que víamos como ideias extremistas ou até como protesto, veio a tona no universo runway mundial. Assim, a saia começou a ser um acessório pluralizado cotidiano, fazendo parte de composições que vão do moderno ao clássico; para homens e mulheres.


- Ai Edu, mas como eu, " homem hétero normativo cis", poderia usar uma saia?

- Poderia me dar algumas dicas?


Isso não vai diluir a masculinidade de ninguém. Moda é liberdade.


Mas enquanto as dicas...


Porquê não aprimorar tal acessório e o despojar sobre um look cool para finais de semana?


* Uma t-shirt com um tênis branco transado poderá fazer sucesso com sua saia por onde você passar;

* E indo mais além, já pensou em usar uma saia street (saias em corte reto, com ondulações/plissamentos largos) com um coturno e jaqueta de couro/sintético?

* Ou ate mesmo alguma em modelo gótico (saias de comprimento mediano e em corte gradativo) com um terno e gravata, além de quebra um sapato oxford?

* O que falar do estilo clássico do Kilt (a famosa saia Escocesa) com uma camisa de manga longa dobrada até a altura do cotovelo?!


Falando de pessoas plus size, homens e mulheres, a saia pode trazer uma diminuída na proporção da altura, mas pode quebrar um pouco a ótica de extensão no comprimento lateral. Se alinhada bem a cintura, poderá dar uma pequena elevada no busto (homens) e seios (mulheres), atuando em uma estética de elevação do tronco e alinhamento corporal. Ou seja, a saia pode aumentar as extremidades e reduzir um pouco sua altura se usada muito acima da cintura, mas você pode abusar das sobreposições como jaquetas e em peças com tecidos fluidos e leves, para não sobrecarregar o visual total do look.


É muuuita fechação viu?


A base do fashionismo é formada pela criatividade, conceito e atitude. Dite suas regras. Faça valer a pena sua personalidade e a explore a seu favor. Já basta a repressão social. Liberte-se.